Apresentação, Educação, Serviços, Equipe, Galeria de Fotos, Na mídia

domingo, 24 de agosto de 2008

Atividades no bairro da Penha

Projeto Fanzine na Panela Atividades Especiais Bate Papo com participação livre: Dia 30/08 (sábado) às 15h – Michael Franklin e Cadu Simões

Cadu Simões
Tema: O Quarto Mundo e a Atual Produção de Quadrinhos Independentes
O Quarto Mundo, um coletivo de quadrinistas independentes, foi montado a cerca de um ano para tentar solucionar alguns problemas endêmicos na produção de quadrinhos brasileiros, como a falta de investimento por parte de editoras, distribuidoras, jornaleiros e livreiros. O nosso coletivo tem mostrado que é possível fomentar um mercado de quadrinhos brasileiros utilizando métodos e canais alternativos de divulgação, distribuição e venda, através de uma produção independente, seja de forma impressa em revistas e fanzines, ou de forma virtual em blogs e sites pela Internet.

Michael Franklin Cardoso Sobrinho
Tema: Imprensa negra
A apresentação versará sobre a imprensa negra no período entre 1915-1963 na cidade de São Paulo. Esta imprensa, criada por negros e para negros, foi um dos principais veículos de reivindicações políticas e socioeconômicas da população negra paulistana, ajudando a formar uma consciência comum de luta e sociabilidade. Serão apresentados os diversos momentos e fases, suas características básicas e seus possíveis reflexos no contexto atual.

Dia 04/10 (sábado) às 15h – Subversos e Menisqüência (confirmado)

Subversos
Um bate papo contando a experiência individual de cada integrante do grupo, a trajetória da revista e trocar experiências quanto a produção, divulgação e distribuição de histórias em quadrinhos.
O grupo surgiu em 2004 durante a disciplina: Quadrinhos de Arte, ministrada por Flávio Calazans, no Instituto de Artes da UNESP. Como não tínhamos verbas para financiar uma revista que divulgasse a produção dos alunos dessa matéria, o projeto para a revista ficou arquivado até agora com o financiamento do VAI. Do grupo original de cerca de 15 participantes, restaram apenas os 3 integrantes do projeto. Durante esse tempo, seus integrantes desenvolveram pesquisas, fizeram cursos e participaram de fanzines, tudo sobre histórias em quadrinhos tema, evidentemente.


Menisqüência
A Revista Menisqüência! quadrinhos* cultura* opinião* caracteriza-se como uma alternativa viável para o aperfeiçoamento das habilidades artísticas e empreendedoras de 30 jovens de 16 a 24 anos, moradores da Região Brasilândia e comunidades próximas na Zona Noroeste da Cidade de São Paulo, que são responsáveis pela produção e distribuição de uma revista comportamental de qualidade, inteiramente desenvolvida em processos de formação. Durante a distribuição da publicação os jovens aprendizes tem a oportunidade de gerarem complementação de suas rendas, através de uma opção de trabalho digno e rico em aprendizagens.

* Local das palestras: Memorial Penha de França, 560 / Penha(próximo ao Metro Penha e Shopping Penha) email para contato: fanzinenapanela@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário