Apresentação, Educação, Serviços, Equipe, Galeria de Fotos, Na mídia

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Mostra Cultural da Cooperifa (foi assim)



Salve povo,
Rolou e foi importante!!
A semana cultural proporcionada pela cooperifa aconteceu e como diria o mestre Solano Trindade, pesquisou nas fontes de origem e devolveu ao povo em forma de arte, mesmo que em pequena escala deu a oportunidade das comunidades do eixo extremo da zona sul da grande Sampa Mundi de conhecer o trabalho de alguns artistas que há muito se dedicam a provocar através da arte, reflexões, confusões, alegrias , tristezas e identificação.
A quinta feira foi o dia do cinema e mesmo não tendo sido dado os devidos créditos, foi concretizada pelo NCA que fez a curadoria dos filmes africanos (do AFRICALA, através do Centro Cultural da Espanha) e dos das quebradas Brasileiras que lá foram exibidos, nós em conjunto com a equipe do CEU Campo Limpo realizamos a projeção que teve lá seus problemas técnicos devido ao improviso de alguns vídeos que tivemos que inchetar na programação em cima da hora para cobrir o furo de dois longas não liberados pelo AFRICALA. Normal, eu que estive praticamente em todos os dias da mostra vi problemas técnicos acontecerem comunmente nos dias por mil fatores, nada que atrapalhace a grandeza do evento, que por sua vez foi realizado por coletivos independentes, por grupos musicais, por ativistas culturais, por crianças, por gente simples e de coração aberto a Cooperifa apenas mediou esse laço, assim como ocorre naturalmente toda quarta feira no bar do zé batidão, pessoas se encontram e fazem algo acontecer, algo que envolve várias pessoas de lugares e dores distintas, algo que extrapola o nome "Cooperifa" e que emana das circuntâncias e da contribuição de todos.
A Cooperifa é um grande lugar de encontro, encontro das nossas angústias, das nossas vivências, dos nossos amores, das nossas contradições, por que não?! Foi nessa quinta feira do cinema que confirmei que o video popular que fazemos é bem diferente do "cinemão" de Jeferson De e outros metralhas, diferente não significa melhor, mas sim não igual, esse encontro foi proporcionado por essa Mostra Cultural encabeçada pela Cooperifa e feita por todos, mesmo não sendo sua vertente artistica estes que criaram essa casa nos chamaram a debater cinema na periferia e acredito eu agora que tendo feito isso nos aproximaram como linguagem, o cinema é texto assim como a palavra e pode ser feito na quebrada com a nosso cara e as nossas mãos, enfim foi uma parceria importante, e espero que continue sendo. Precisamos somar e não divir, mas nesta soma temos sempre que lembrar que lidamos com gente e sempre construir junto, com a subjetividade de cada um respeitada, com a caracteristica de cada grupo considerada e exposta pra todos.
O trabalho tá só começando não devemos esquecer isso, toda essa semana foi maravilhosa, mas é um grão de areia no mar de possibilidades de ação que podemos edificar, chegamos enfim ao começo!!

http://colecionadordepedras.blogspot.com/2008/11/1-mostra-cultural-da-cooperifa-cinema.html

2 comentários:

  1. Foi realmente importantíssima toda essa semana, não pude estar durante todo o debate na quinta + deu pra sentir a força do que se quer dizer com o cinema da quebrada, um cinema sim diferente do "cinemão" sim diferente, e não melhor ou pior mesmoooo! Pois assim como o 2º teve seu papel hj ele é um livro fechado, lido e apenas repassado, moldado por um sistema, por um desenvolvimento tecnologico superficial, que atrai pelo brilho e não pelo conteúdo. Penso que é "aqui" que se vai além.
    Muito pela frente mas temos todo tempo do mundo...discutiremos por ai um abraço!

    ResponderExcluir
  2. E a mesa foi muito divertida.

    ResponderExcluir