O cinema que brota das várzeas...
Uma questão de consenso em qualquer periferia é que os campos de várzea são espaços naturais de lazer e convivência. Espaços legitimados pela população local como o espaço do encontro, tanto para a prática do futebol amador, como também para a celebração da cultura em suas diversas vertentes, o samba, o baralho, a pipa, o pião e a bolinha de gude para as crianças.
Hoje os diversos campos de várzea da cidade estão sendo engolidos por grandes construções, mesmo à despeito do que querem seus moradores, os que ainda sobrevivem estão sendo fechados para o povo e estruturados com grama sintética e iluminação, o que faz com que estes espaços, antes de livre acesso, passem à ser gerenciados e comecem a cobrar da população seu usufruto. Mas alguns resistem!
E foi pelo reconhecimento do potencial político dessas áreas que o Festival de Cinema de Várzea foi pensado, para que as questões que giram em torno do futebol de várzea pudessem ser mais profundamente debatidas, e para que se pudesse valorizar a arte que nasce das margens, sua estética e seu valor de agregação.
O Museu do Futebol recebe dentro da programação do encontro de Estéticas das Periferias, uma pequena mostra com os melhores filmes da primeira edição do festival que ocorreu em 2010 nas várzeas do Grajaú, além de alguns filmes novos selecionados especificamente para essa ocasião.
Os filmes tem diferentes abordagens e diferentes gêneros, mas todos, buscam retratar o futebol de uma forma peculiar e cheia de paixão. Além dos filmes a programação conta ainda com uma exposição de camisas de clubes varzeanos, exposição fotográfica e mesa de debate. Além disso os participantes terão direito à fazer uma visita monitorada ao acervo do museu gratuitamente.
E é dado o apito inicial! Sejam bem vindos.
Daniel Fagundes (Curador)
Educador e Cinegrafista, integrante do Núcleo de Comunicação Alternativa
Mostra Cinema de Várzea no Museu do Futebol
9:30hs
Abertura:
Exposição fotográfica e de camisas de times varzeanos.
Fotógrafos Convidados: Erick Diniz, Marco Pezão e Cassimano.
10:15hs
Mostra 1:
Contos da várzea (Doc)
Direção: Diego Viñas, 23`- SP
Sinopse: "Contos da várzea" vai além das quatro linhas do terrão. retrata o casamento perfeito da várzea, que busca seu espaço dentro da metrópole, e da periferia, que busca um refúgio para o lazer. varzeanos e acadêmicos garantem este debate.
Eu sou a bola desse jogo (Fic)
Direção: Bruno César Lopes, 4’- SP
Sinopse: Vídeo experimental que coloca os cidadãos comuns, como a bola do jogo, ou seja, o principal alvo dos problemas da sociedade. A bola aqui é representada por uma mulher, que aos poucos vai mostrando suas crises e angústias.
À caminho da copa
Direção: Carolina Caffe e Florence Rodrigues, 26`- SP/RJ
Sinopse: O documentário "A Caminho da Copa", desenvolvido pelo Ponto de Mídia Livre Pólis Digital, aborda a diversidade de opiniões a respeito dos impactos, positivos e negativos, da preparação dos megaeventos no cotidiano das principais cidades brasileiras. Raquel Rolnik, Carlos Vainer, Juca Kfouri, Toni Sando, Vicente Cândido e moradores de São Paulo e Rio deJaneiro atingidos por obras urbanas ligadas aos eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas são entrevistados no filme.
O muro (Fic)
Direção: Diego Florentino, 6’- PR
Sinopse: A bola de um garoto novo em um bairro cai no quintal vizinho. Na tentativa deresgatar o brinquedo, duela com o desconhecido.
Fome de bola (Doc)
Direção: Isaac Chueke, 20`- PE
Sinopse: Na quarta divisão do Campeonato Pernambucano um jogo leva milhares detorcedores ao campo, Santa Cruz e Sport Recife são o mote de torcedores fanáticos.
11:30hs: Visita monitorada gratuita para os espectadores da mostra ao Museu do Futebol.
14:30hs
Mostra 2:
Futi mídia S\A (Doc)
Direção: CarlosCarlos, 40`- SP
Sinopse: O doc analisa os caminhos do mundo do Futebol e da Mídia na era corporativa. Ouvimos as opiniões de vários jornalistas renomados, sobre diversos assuntos, entre eles: Futebol – negócio ou paixão?? Existe um monopólio da Rede Globo no futebol?
Várzea: A bola rolada na beira do coração (Doc)
Direção: Akins Kintê, 38`- SP
Sinopse: Antes que os campos de terra sejam todos engolidos pelo crescimento desenfreado desta grande metrópole. Este documentário vai de quebrada em quebrada dar voz a velha guarda do Futebol de Várzea, as chamadas “lendas vivas”.
16hs
Debate: "Futebol e periferia, entre a alienação e a identidade cultural"
Com Marco Pezão (fotógrafo e poeta), Akins Kintê (Poeta e Cineasta), Matusa (Autônomos FC) e Mediação de Carlos Carlos (Bola e Arte).
Essa programação integra o encontro de Estéticas das Periferias, ver programação completa no site: http://www.esteticasdasperiferias.org.br/2013/
Nenhum comentário:
Postar um comentário