Apresentação, Educação, Serviços, Equipe, Galeria de Fotos, Na mídia

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Intercâmbio do vídeo popular França/Brasil no Sacolão das Artes

Olá companheir@s,

Nessa semana de 23 à 27/08 estaremos recebendo no Sacolão das Artes a OMJA que é uma associação municipal de Aubervilliers (no suburbio de Paris), fundada em 1949, que atua com o intuito de organizar atividades e eventos para os jovens, no ambito da educação popular e da ação cultural, desenvolvendo atividades nas areas do lazer, do esporte, da saude, da prevenção e da informação através de ações educativas.

Desde 2006, a OMJA desenvolve o projeto Génération Court, laboratórios audiovisuais que permitem à jovens de baixa renda o acesso a uma plataforma profissional de produção de curtas-metragens. O projeto, que se inscreve em uma dimensão local, nacional e internacional, tem o intuito de favorecer a expressão pessoal dos jovens e a aparição de uma nova geração de cineastas. Os curtas-metragens são logo exibidos na França, durante o Festival Génération Court patrocinado pelo cineasta e produtor Luc Besson, e no estrangeiro. Essas exibições contam com o apoio de parceiros locais que também realizam trabalhos com vídeo. O Sacolão desde 2008 promove esse intercâmbio e nesse ano um multirão especial vai abrilhantar o evento.

Em parceria com o Imargem (coletivo de artistas do Grajaú) será construída uma tela de 7mts por 4mts para as exibições do NCA e dos demais parceiros do Sacolão. Será uma Tela artistica que mesmo quando não usada para as finalidades audiovisuais será também uma escultura interativa, uma obra muito bonita e pública.

O processo de construção é colaborativo e se utilizará de materiais recicláveis recolhidos na região, você também está convidado a contribuir com essa construção, o processo vai acontecer como já dito de 23 à 27/08 o dia todo estaremos trabalhando no espaço, quem quiser e puder disponibilizar um tempo em algum desses dias para nos ajudar será bem vindo. Inauguraremos a tela no dia 27/08 às 20hs com a exibição de curtas dos realizadores dos subúrbios Parisienses e com o documentário "Entrevias" do grupo Beringela Filmes.

Assista o vídeo de chamada e sinta-se convocado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário