-Produção de vídeos institucionais e co-produções artísticas; -Oficinas em vídeo, fotografia e mídia impressa; -Aluguel de Equipamentos;
-Cobertura de eventos (palestras, casamentos, etc);
18/11 às 17h - Foco de Atividade Cultural Alternativa - Rua Rosália Iannini Conde, 272 - Grajaú Filme: "Vlado 30 anos" O filme fala sobre a vida e militância do jornalista Vladimir Herzog relatando hoje as barbáries da ditadura. Como chegar: Pegar no term. santo amaro o onibus term grajaú, descer no final e seguir até o gigantinho. 19/11 - Sarau do Binho - Rua Avelino Lemos Jr, 60 - Campo Limpo Filme: "Estudo de cena: O capital e a religião" Como chegar: No terminal joão dias, pegar o onibus campo limpo e descer no ponto mais próximo da uniban 25/11 às 17h - Foco de Atividade Cultural Alternativa - Rua Rosália Iannini Conde, 272 - Grajaú Filme: "Cronicamente inviável" - Um olhar crítico e contundente sobre a sociedade brasileira e seus valores. Como chegar: Pegar no term. santo amaro o onibus term grajaú, descer no final e seguir até o gigantinho. 30/11 às 18h30 - CEDECA - Rua Nossa Senhora de nazaré, 51 Filme: "O dia em que Dorival encarou o guarda" e "Tropa de Elite" - Cotidiano do BOPE nas favelas do Rio. Como chegar: Pegar no term. santo amaro a lotação Vila natal e descer no ponto mais próximo do Sonda cidade dutra.
Desde 2007 o grupo promove o projeto Videoteca Popular que é um espaço dedicado a disseminação de conteúdos videográficos educativos, independentes e do cinema de arte, ofertando regularmente acervo especializado e gratuito, além de atividade cineclubista em espaços variados.
O projeto já foi contemplado por 2 anos consecutivos no VAI (Valorização de iniciativas culturais da prefeitura) e 2 anos pelo Ponto de Mídia Livre, tendo somado ao longo de 5 anos um acervo de mais de 1000 títulos, de maioria DVDs independentes e VHS raros.
Atualmente o espaço está sem sede para promover empréstimos, estamos atualizando a proposta e buscando pontos que queiram somar com a iniciativa e replicar o acervo.
Para mais informações mande email para: ncanarede@gmail.com
Bola no terrão, câmera na mão, suor no queixo, pedra na vidraça. Imagem na tela, mão na taça, de pirraça, com alegria, assim é que se faz...na intenção e na raça.
Dessa relação de forças que mantém as culturas populares em atividade surgiu o 1º Festival de Cinema de Várzea, que além de um festival é uma celebração de resistência. É uma ação que promove a várzea e o vídeo popular, retomando o espaço público como espaço de lazer, de encontro e de discussão política.
Feito na rua em diálogo constante com as pessoas do lugar, a primeira edição do festival ocorreu em Capos de Várzea do distrito do Grajaú, tendo exibições em vários campos da região, além de ruas de lazer, quadras públicas e associações culturais, sempre precedido de jogos com clubes da região. Nos oito dias de festival além dos programas de exibição e dos jogos, o público pode prestigiar apresentações artísticas diversas, como shows, grafitagens, peças de teatro, saraus e rodas de samba. Dentre as atrações tivemos o "Pagode da 27", o músico "Ale Carmani", a "Cia Humbalada" e a "Trupe da Lona Preta".
Sendo um festival diferente dos modelos convencionais, o Festival de Cinema de Várzea ocorre de 4 em 4 anos, pois conta com exibições dos jogos da copa do mundo, assim sendo a segunda edição está prevista para 2014 na copa do Brasil.
veja o vídeo making of do primeiro festival e aguarde!
O Núcleo de Comunicação Alternativa (NCA) é um grupo de profissionais que atuam em diferentes áreas da comunicação social. Formado em 2005 no extremo sul de São Paulo o coletivo trabalha na perspectiva de promover a comunicação popular, utilizando-se de ferramentas de mídia como forma de expressão de pensamentos e de produção de intervenções urbanas. Dedicado à pesquisa de linguagem e a potencialização do olhar crítico. Utiliza como principal ferramenta o vídeo, além da fotografia, da mídia impressa e da Internet, promovendo assim um conjunto de atividades de difusão cultural.