Apresentação, Educação, Serviços, Equipe, Galeria de Fotos, Na mídia

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Circuito Exibidor de Vídeo Popular!

Estréia de Agosto: Saindo da Lixeira... do PROGRAMA IX

03/08 - 19h00 - Cine Olido
R. São João, 473 - Centro

Sessão completa: Programa IX
*
O Canto de Acauã, doc, 15 min, 2009
Direção: Coletiva
Realização: Brigada de Audiovisual da Via Campesina
Sinopse: O documentário relata os problemas enfrentados pelas comunidades ribeirinhas depois da construção da Barragem de Acauã. A obra, construída para abastecimento de água, lhes tirou a terra, a moradia e o trabalho, ou seja, as condições para a vida digna. Não foi garantido nem o abastecimento de água para essas famílias, muito menos o acesso à saúde e à educação. Imagens coletadas em 2002, um pouco antes de a barragem ser concluída, mostram como era a vida das comunidades, as casas, o posto de saúde, etc. O vídeo faz parte de uma campanha nacional do MAB que visa denunciar a violação dos direitos humanos por ocasião da construção de barragens em todo o país.
Contato: fliperama@mst. org.br

*
Mestres da Gaita, doc, 10 min, 2008
Direção: Rodrigo Santos Souza
Realização: Mundo em foco
Sinopse: Documentário sobre a importância da gaita e da amizade na vida de dois mestres deficientes, responsáveis pela única orquestra de gaitas na América do Sul, no Tendal da Lapa.
Contato com os realizadores: rodrigo@mundoemfoco .org

*
1º Encontro de Djs, doc, 11 min, 2009
Direção: Negro JC, Montanha Anderson
Realização: Filmagens Periféricas
Sinopse: 1º Encontro de DJs é um vídeo histórico e inédito no Brasil, com a participação de vários DJs do cenário Hip-Hop Paulistano exaltando a resistência do vinil e promovendo um intercâmbio
da DJ Delise da Espanha.
Contato com os realizadores: filmagensperiferica s@hotmail. com

*
Saindo da Lixeira, doc, 46 min, 2009
Direção: Filipe Freitas
Realização: ALMA Ambiental
Sinopse: Conjunto José Bonifácio, Itaquera, Zona leste de São Paulo. Em meio a crise financeira mundial, o vídeo documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo a tona o olhar, os desafios e sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Expondo a complexa problemática do lixo em São Paulo, o vídeo tem como pano de fundo a ação artística e educativa do grupo Alma Ambiental, formado por jovens de bairros que buscam agir e contribuir para a mudança de consciência junto a comunidade.
Contato: maurelli_4@hotmail. com


O Coletivo de Vídeo Popular é uma reunião permanente de realizadores da região metropolitana de São Paulo que visa multiplicar, ampliar, dar visibilidade e acesso aos meios de produção, sensibilizando e potencializando interessados na linguagem audiovisual. Também fortalecer a integração entre os grupos já atuantes e trazer o debate sobre as políticas da área para o meio da rua.
Tem o objetivo principal de incrementar e estabelecer o audiovisual dentro de um processo colaborativo atrelado a uma ação de fortalecimento de grupos produtores-formador es-exibidores- distribuidores, bem como constituir uma potente rede de comunicação entre os coletivos.
Em 2009, o Projeto do Vídeo Popular foi contemplado pelo Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais, da Prefeitura de São Paulo e, através deste apoio, está desenvolvendo 03 frentes de ação: o Circuito Exibidor, a Revista do Vídeo Popular e a III Semana do Vídeo Popular são realizações do Coletivo de Vídeo Popular - para a divulgação e reflexão acerca dos trabalhos de vídeo popular deste e em outros coletivos.

www.coletivovideopo pular.blogspot. com
videopopular@ gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário