Apresentação, Educação, Serviços, Equipe, Galeria de Fotos, Na mídia

sábado, 24 de julho de 2010

WebRádio Alternativa

Salve povo,
começa aqui uma nova fase nesse blog outrora mixuruca...
Nessa postagem começaremos com um trabalho na linha de 
rádiodifusão com o NCA. De início, curtos trabalhos e programas 
expecíficos, mas em grande estilo. Eu Daniel, começo um programa 
de análise de trabalhos músicais antigos e atuais que falam da identidade e
da história do povo brasileiro. O nome é O Brasil da música 
À baixo pra começar, segue a canção "Conheço o meu lugar"
de Belchior.

Conheço o meu lugar

Composição: Belchior

O que é que pode fazer o homem comum
neste presente instante senão sangrar?
Tentar inaugurar
a vida comovida,
inteiramente livre e triunfante?

O que é que eu posso fazer
com a minha juventude
quando a máxima saúde hoje
é pretender usar a voz?
O que é que eu posso fazer
um simples cantador das coisas do porão?
Deus fez os cães da rua pra morder vocês
que sob a luz da lua,
os tratam como gente - é claro! - a pontapés.)

Era uma vez um homem e seu tempo...
(Botas de sangue nas roupas de Lorca).
Olho de frente a cara do presente e sei
que vou ouvir a mesma história porca.
Não há motivo para festa: ora esta!
Eu não sei rir à toa!

Fique você com a mente positiva que eu
quero a voz ativa (ela é que é uma boa!)
pois sou uma pessoa.
Esta é minha canoa: eu nela embarco.
Eu sou pessoa!
(A palavra "pessoa" hoje não soa bem -
pouco me importa!)

Não! Você não me impediu de ser feliz!
Nunca jamais bateu a porta em meu nariz!
Ninguém é gente!
Nordeste é uma ficção! Nordeste nunca houve!

Não! Eu não sou do lugar dos esquecidos!
Não sou da nação dos condenados!
Não sou do sertão dos ofendidos!
Você sabe bem:
Conheço o meu lugar!


Conheço meu lugar


Está é uma canção do albúm " Era uma vez o homem e o seu tempo" de 1979,
uma obra prima que além desta canção traz todos os bons sons abaixo:



1 Medo De Avião – Belchior – (Belchior) (2:26)

2 Retórica Sentimental – Belchior – (Belchior) (3:04)

3 Brasileiramente Linda – Belchior – (Belchior) (3:33)

4 Pequeno Perfil De Um Cidadão Comum – Belchior – (Belchior & Toquinho) (3:55)

5 Tudo Outra Vez – Belchior – (Belchior) (3:38)

6 Conheço O Meu Lugar – Belchior – (Belchior) (3:00)

7 Comentário a Respeito De John – Belchior – (Belchior & José Luiz Penna) (5:02)

8 Voz Da América – Belchior – (Belchior) (2:59)

9 Espacial – Belchior – (Belchior) (3:14)

10 Meu Cordial Brasileiro – Belchior – (Belchior & Toquinho) (3:05)

11 Medo De Avião II – Belchior – (Belchior & Gilberto Gil)

Em específico essa faixa 6 destacada é uma poesia que insita o levante
popular e que vem desmistificando a imagem de nordeste sofrido e pobre
dos "bem feitores sociais" é a tentativa de nos lembrar os valores perdidos
de coragem, de humanidade, de amor.
Pra mim uma canção extremamente atual e contundente!

Pesquisem também o albúm "Alucinação"

Até

Um comentário:

  1. Dani,
    Amei a ideia! Qualquer um vai poder participar? Dá pra colocar e divulgar os programas no site podcast1 se vcs quiserem. É de graça! Posso coloca lá se quiserem tbm...

    Que saudades de vcs!
    Eu tenho que vê-los...
    Beijão

    ResponderExcluir