Apresentação, Educação, Serviços, Equipe, Galeria de Fotos, Na mídia

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O Negro como Autor e Personagem da Ação Cinematográfica

Salve Rapa vamô Colá no MIS dia 19/11.
à convite do Diretor Marco Meirelles o NCA vai integrar a mostra
O Negro como Autor e Personagem da Ação Cinematográfica e é na faixa,
vamô chegá é nóis na telona!!!


Programação completa no link abaixo:
www.mis-sp.org.br
www.pacodasartes.org.br

19 de Novembro – Quinta- Feira

16h - Programa 01
filme: "Hip Hop África Brasil, Apenas um Oceano entre Nós" (2007), 38 min, dir: Daniel Fagundes, Diego FF Soares(NCA) e Montanha (Filmagens Periféricas).
Sinopse: O registro do intercâmbio Cultural feito pelo grupo Faso Kombat de Burkina Faso com o grupo Z`Africa Brasil entre outras personalidades do Rap Brasileiro, revela que um oceano não separa a força da cultura Africana.

filme: "Respeito É Pra Quem Tem" (2003), 6 min, dir: Tatiana Lohmann
Sinopse: A idéia deste clipe era gravar com Sabotagem na favela do Canão, onde nasceu, e também nos cemitérios onde estão enterrados seus amigos de infância e adolescência. Logo após o início das filmagens ele foi assassinado. Este videoclipe presta uma homenagem ao rapper paulista.

filme: "Sabotage" (2003), 29 min, dir: Tiago Bambini, Ivan Vale Ferreira e Pedro Caldas
Sinopse: Falando de dentro da favela do Canão, o rapper Sabotage discute a infância, o ócio, a rua, a desigualdade, o descaso, a solidariedade, o passado e o futuro, como uma antena que capta e emite realidade em todas as direções.

filme: "Geraldo Filme" (1998), 52 min., dir: Carlos Cortez
Sinopse: Um mergulho no universo do samba e da cultura negra paulista a partir da obra do compositor Geraldo filme.


19h - Programa 02
convidados: Coletivo Frente Três de Fevereiro, Coletivo NCA e Willem Dias

filme: "Imagens de uma vida simples" (2006), 30 min, 2006, dir: Daniel Fagundes (NCA)
Sinopse: Um registro da vida e obra de Solano Trindade (poeta negro, poeta do povo), através de relatos de seus amigos e parentes. Como pano de fundo a cidade de Embú das artes, cenário de ebulições artísticas e movimentações culturais que mostram ainda hoje a marca de Solano Trindade. O documentário foi realizado através de uma parceria entre a Cia Sansacroma e o NCA - Núcleo de Comunicação Alternativa com o apoio do Premio Criando Asas promovido pela Red Bull e Instituto Criar de Tv e Cinema.

filme: "Zumbi somos nós"(2006), 52 min, dir: Frente três de Fevereiro
Sinopse: Manifesto poético sobre o racismo, por meio da ação direta da Frente 3 de Fevereiro, que culmina na intervenção artística durante a Copa da Alemanha.

filme: "Além de Café, Petróleo e Diamantes" (2007), 15 min, dir: Marcelo Trotta
Sinopse: Através dos depoimentos de dois artistas angolanos a recente imigração deste povo e seus motivos são colocados em foco. Ironicamente, povos africanos que outrora foram trazidos a força para a América, agora migram para o Brasil por livre escolha e sentem o impacto do reencontro com a sua africanidade enraizada em nossa cultura.

filme: “Enquadro – Episódio 1: Domingas” (2008), 6min, dir: Coletivo Casadalapa
Sinopse: Personagens anônimos que contam através de sua existência a alma dos bairros desta cidade são o mote para esta HQ Urbana, as redes não virtuais entre personagens reais. Um processo coletivo, que reúne cerca de 30 artistas, entre eles grafiteiros, artistas plásticos, webdesigner, fotógrafos, videomakers, roteiristas,

Um comentário:

  1. Queria ter chegado, mas sem chances. Renato me disse hoje que na segunda terá uma aula de antropologia na USP que a professora irá usar o Videolência... óia.

    ResponderExcluir